terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Acordando para uma nova maneira de encarar o tempo


Lembra do slogan dos colchões Orthobon? "1/3 de sua vida você passa sobre ele”. E é verdade. 1/3 da vida – ou algo parecido - é dedicado a um complexo e delicado processo de regeneração, em que verdadeiros milagres ocorrem dentro de nós e na natureza ao nosso redor.

Sentia-me, de fato, descansado, naquela manhã. Meu corpo e minha mente haviam se recuperado e estava bem disposto para viver um novo dia. Sabia que células haviam se renovado em várias partes do corpo e, à revelia de não estar consciente, todos os sistemas vitais se mantiveram em perfeito funcionamento. Meu sistema imunológico havia se fortalecido e até processos de cura ocorreram (um pequeno corte nas mãos havia nitidamente se fechado um pouco mais, desde o dia anterior). Sonhos haviam cumprido a sua missão de reestruturar minha memória e ajudar a reorganizar minha mente.

De repente, veio o “estalo”.

Dormir pode ser visto como uma espécie de “morte” temporária, durante o lapso de horas que separa dois dias distintos. Acordar é, assim, um belo momento de renascimento, quase uma ressurreição, de que raramente nos damos conta. Renascer não para uma repetição do dia anterior, mas, sim, para uma nova oportunidade de realização. E o que é melhor: a cada dia temos esse maravilhoso direito de escolha: o que fazer a cada momento, a cada novo agora. É trocar a angústia e a ansiedade da nossa percepção de que o tempo está passando, inexorável, pela valorização destas horas com as quais somos aquinhoados todos dos dias.

Este tempo que se renova é uma maneira de encarar a vida que rompe com a lógica do tempo linear, aquele que nunca para. É certo que envelhecemos com o desenrolar da vida – e esta é a única grande certeza que podemos ter – mas, este tempo reciclado, a cada noite, nos ajuda a substituir o sofrimento pela perspectiva da morte, pela confiança e a alegria de viver um novo dia. Afinal, além de nos regenerarmos durante o sono, podemos nos beneficiar de cada experiência que acumulamos diariamente.

Mas outras coisas ocorrem durante as madrugadas. Enquanto dormimos, a natureza continua trabalhando e disso também nos beneficiamos: o movimento do universo, a energia do sol e da lua, o ar, os oceanos, as florestas. Como nós, a natureza se renova.

Se, ao acordarmos, tivermos consciência da nossa natureza e da natureza que nos cerca, saberemos fazer escolhas mais inspiradas para usar os preciosos minutos com que somos presenteados a cada dia.

Portanto, cuide bem do seu sono!! E acorde!!!

Imagem: http://www.mildicasdemae.com.br/2015/08/o-que-fazer-quando-o-bebe-acorda-muitas-vezes-durante-a-noite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário