sábado, 7 de março de 2015

Nove coisas para fazer antes de dormir


Lembra das canções de ninar? Pois é, elas têm uma grande importância na vida dos bebês. Com os adultos não é muito diferente. A última coisa que fazemos antes de dormir tende a ter um impacto significativo sobre nosso nível de humor e energia no dia seguinte, já que muitas vezes determina o quão bem e quanto dormimos.
É por isso que a rotina antes de pegar no sono é um ritual chave para pessoas bem sucedidas.

1. Elas leem
Muitos líderes empresariais bloqueiam tempo antes de dormir para ler, como um "item não negociável" em sua agenda. E aí, cada um lê o que gosta: livros de negócios, biografias, romances, filosofia ou outras leituras que considerem inspiradoras e que ajudem a desligar do dia que termina.

2. Elas fazem uma lista de coisas a fazerLimpar a mente para uma boa noite de sono é fundamental para um monte de pessoas bem-sucedidas. Elas vão aproveitar este momento para escrever uma lista de itens para enfrentar no dia seguinte, evitando que estes pensamentos acabem invadindo sua mente durante a noite.

3. Elas passam o final do dia com a família
Michael Woodward, Ph.D., psicólogo organizacional diz que é importante destinar algum tempo para conversar com o seu parceiro, com seus filhos e até brincar com seu cão. E um momento prazeroso para isso é o finalzinho do dia. Sempre que podem as pessoas de sucesso não perdem a chance. Como disse Guimarães Rosa: “Qualquer amor já é um pouquinho de saúde e descanso da loucura”.

4. Elas refletem sobre o dia
Antes de dormir, relembram as principais coisas que aconteceram no dia, fazendo um balanço de como agiram e como se sentiram. Este hábito também lembra as pessoas do progresso que eles fizeram naquele dia e as mantém motivadas

5. Elas meditam
Quinze a vinte minutos de meditação antes de irem para a cama é uma ótima maneira de relaxar o corpo e aquietar a mente.

6. Elas planejam o sono
É comum pessoas muito ocupadas terem déficits crônicos. É preciso então criar hábitos para dar prioridade ao descanso. Uma maneira de fazer isso é ir para a cama à mesma hora todas as noites. Outra prática é colocar um alarme para avisar a hora de se preparar para dormir, de modo a garantir um número satisfatório de horas de sono.

7. Elas se desligam e se desconectam do trabalho
Isso mesmo. As pessoas verdadeiramente sucedidas fazem qualquer coisa menos trabalhar na hora de dormir. Não ficam, por exemplo, verificando obsessivamente seu e-mail até a hora de desligar a luz do abajur, para evitar ir para a cama com um deles fervilhando na cabeça. Dê-se um limite de horário para encerrar de fato o expediente.

8. Elas se deitam com algo positivo
É fácil cair na armadilha de fica remoendo situações negativas que aconteceram durante o dia e que a pessoa gostaria de ter tratado de forma diferente. Independentemente de quão mal o dia correu, as pessoas bem sucedidas geralmente conseguem evitar a espiral pessimista de pensamentos negativos, porque elas sabem que só irá criar mais stress.
Dedicam algum tempo para refletir sobre os momentos positivos do dia e celebrar o sucesso, mesmo que eles eram poucos e distantes entre si.

9. Elas projetam o sucesso de amanhã.
Muitas pessoas bem sucedidas investem alguns minutos antes de dormir para imaginar um desdobramento positivo para os projetos em que estão trabalhando. E o mais interessante: fazem isso como um hábito natural, não como um tarefa ou exercício forçado.

Texto de Jacquelyn Smith
Traduzido e adaptado de http://jobs.aol.com/articles/2015/03/02/bedtime-habits-for-success/

Foto:http://cama-amarela.blogspot.com.br/2014/01/cabeceira-de-cama-de-paletes.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário