segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Quer economizar tempo? Cuide das frações de segundo!


A má notícia:

Não tem mágica. Está cada vez mais difícil "salvarmos" tempo, em meio à saturação de atividades e de informações que nos cercam. Quer um exemplo? A revista Time desta semana menciona que, segundo estudo recente, a maioria dos profissionais passa quase um terço do seu tempo simplesmente lidando com a enxurrada diária de emails.

Se queremos "economizar" tempo para fazer aquilo que estamos querendo e não conseguindo, vai ter que ser de grão em grão. Ou seja, de segundo em segundo, de fração de segundo em fração de segundo.

A boa notícia:

Em praticamente em todas as nossas atividades, dá para fazer isso, se ficarmos de fato ligados no assunto. São as palavras e frases a menos nas conversas telefonicas, mantendo-se a objetividade. São algumas postagens a menos nas redes sociais, resistindo-se à tentação de opinarmos ou reagirmos a "tudo" que conosco compartilham. É a manutenção do foco no que estamos fazendo, evitando-se divagações inóquas ou sem propósito. É termos à mão tudo que precisamos, antes de começar uma atividade (que pode ser a preparação de uma complexa apresentação no trabalho ou cozinhar para o jantar de hoje à noite). É ouvirmos com cuidado o que os outros nos falam, evitando-se mal entendidos ou retrabalhos. É aproveitar uma brecha para fazer uma pausa revigorante, que pode aumentar consideravalemnte nossa produtividade nas horas seguintes. É sabermos como driblar hábitos indesejáveis como a procastinação ou a dificuldade de dizer não. É conhecermos ferramentas de produtividade que podem nos ajudar a lidar com as tarefas corriqueiras do dia-a-dia. Esta mesma matéria da revista Time a que nos referimos há pouco fala de alguma delas, que serão objeto próxima postagem do Vigilantes do Tempo.

Enfim, trata-se de ganhar tempo no "varejo", já que no atacado está cada vez mais complicado.

Mas, de bocado em bocado, de gota em gota, temos a chance de garantirmos algum bloco de horas significativo, que irá contribuir para a realização de nossos desejos, sonhos e metas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário