terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dieta de Tempo


Ivo Pitanguy, falando da consciência que temos da passagem de tempo em nossos corpos: “Existe uma ilusão do tempo com a qual convivemos e que faz com que as pessoas não se vejam dentro da sua própria forma, mas sim de uma forma diferente. Algumas, para melhor, que são aquelas de sucesso, que se vêem bonitas e como tal se comportam. Outras, bonitas, se comportam como feias e acabam ficando feias e mais velhas. É a chamada dismorfobia”. Dietas, exercícios e outras práticas tentam lidar com isto.

Não existe, porém, uma dietética do tempo. Mas ela faz falta. “Dificuldades com o tempo são tão nocivas quanto a superalimentação. Úlcera, ataques cardíacos e câncer nascem na esteira do stress, que é para o tempo o mesmo que a obesidade” (Servan- Schriber) .

Consumimos calorias em excesso com a mesma displicência e irresponsabilidade que desperdiçamos tempo, especialmente às voltas com o excesso de informação que a tecnologia hoje nos proporciona. O que me inquieta é que poucas pessoas conseguem reunir a mesma força de vontade que tem para dietas, na busca de uma melhoria de seu uso de tempo.

Dê um tratamento dietético ao tempo. Faça um “regime”. Consuma apenas os “alimentos e bebidas” que o manterão em “forma” (isto é. aqueles consumos de tempo que tenham a ver com seus propósitos de vida).

Quem atinge seus objetivos e equilibra seus diferentes papéis tem muito em comum com aquele que consegue sucesso nas suas dietas e nos seus programas de condicionamento físico. A vida para ele é muito mais leve que para os demais.

Portanto, comece ainda hoje sua Dieta de Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário