terça-feira, 1 de julho de 2014

90 minutos x 24 horas: a nossa Copa!


Uma estatística chamou muito minha atenção, durante as transmissões de jogos da Copa: o tempo efetivo em que cada jogador estava com a posse da bola. Pouquíssimo. Fred, por exemplo, não chegava a dois minutos. Aí pensei bem e fiz as contas “teóricas”. Se por exemplo cada time fica com a posse de bola 50%, seriam 45 minutos por equipe. Divididos por 11, já seriam 4 minutos por cabeça (ou par de pés, não importa). Acontece que nem sempre a bola está em jogo. Está fora, sendo reposta por gandulas. Está parada nos corners, tiros de meta e faltas. Está à espera, enquanto se resolvem as reclamações. E está em trânsito, nos passes conscientes, ou nos chutões pra cima de qualquer maneira. O tempo liquido que cada jogador dispõe para fazer uma jogada genial – ou uma grande cagada – é MUITO pouco. São segundos para se decider por um drible, um passé certo, uma roubada de bola, um chute a gol, uma intercepção. É pra isso que eles treinam horas e horas, dia após dia- física, técnica e psicológicamente. Mas a HORA DA VERDADE é medida em frações de segundos. E são nesses instantes mágicos que as vitórias acontecem.

Na nossa relação pessoal com o tempo, há um paralelo bastante similar. Das 24 horas do dia, tirando-se o sono, a alimentação, as rotinas de higiene, já sai um naco bastante grande: 10, 11,12 horas? E o trabalho (no escritório ou em casa, nos serviços domésticos)? 8 horas? 10 horas. E os deslocamentos “obrigatórios”, para o trabalho, para a escola, para outras atividades? Mais outras duas horas? E do saldo restante, quanto tempo tomam outras obrigações que nos são impostas (pelo nosso sistema de vida, pela família, pelos compromissos sociais)? Enfim, talvez nos sobrem para fazer uma bela jogada alguns poucos minutos diariamente. Será que estamos preparados para usar bem este tempo? Será que tempos nítida consciência do que é fazer um gol (com relação ao nosso propósito de vida e nossos objetivos mais autênticos)?

Pois, é. É preciso estarmos preparados para nossas HORAS DA VERDADE. A “Copa do Mundo” de cada um de nós está sempre sendo jogada AGORA. É nossa Copa!! “É preciso estar atento e forte”, como dizia Caetano em “Divino Maravilhoso”. É preciso estarmos vigilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário